Nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, será aberto um debate nacional sobre orçamento para a Educação em 2021. Essa é a intenção das 16 frentes parlamentares e mais de 70 entidades e movimentos da Educação, que redigiram um manifesto, lançaram um abaixo-assinado e promoverão um ato virtual. Entre essas entidades está o Observatório do Conhecimento, do qual a Apufsc faz parte.
A transmissão ao vivo será feita pelo Facebook da Apufsc ou diretamente pela plataforma Zoom, neste link.
A perspectiva de corte de quase R$ 2 bilhões nas chamadas despesas discricionárias, ou seja, as que envolvem custeio e investimentos, é um dos motivos que reuniu parlamentares de partidos dos mais diversos espectros ideológicos a assinarem o documento, que também faz menção à defesa da autonomia universitária.
Entidades como a UNE, a UBES, a Andifes e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o próprio Observatório do Conhecimento, comandarão os blocos do evento, trazendo entre os convidados os seus representantes, além de personalidades, profissionais da área e parlamentares. O ato vai contar com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, além do líder da Oposição no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues e demais autoridades.
O professor Carlos Alberto Marques, presidente da Apufsc, falará as 20h10, como um dos representantes do Observatório do Conhecimento.
A hashtag #OrçamentoJustoParaEducação é uma das bandeiras de luta possíveis em tempos de pandemia e de isolamento social. A mobilização nas redes será fundamental para que se derrote as pretensões do governo, na opinião dos organizadores.
Para assinar o manifesto, clique neste link