Estudantes cobraram apoio do governo federal na retomada das aulas na universidade, especialmente para os alunos mais carentes
Após denuncia do Diretório Central dos Estudantes (DCE) sobre dificuldades para a retomada das aulas no modelo on-line, a Universidade de Brasília (UnB) anunciou parceria com o Ministério da Educação (MEC) para a oferta de 2700 chips para acesso à internet.
Na segunda-feira, 24, o DCE divulgou nota cobrando do MEC apoio à UnB na volta das aulas a distância, especialmente para os estudantes carentes sem conexão com a web.
O MEC vai disponibilizar conexão para internet para faculdades a partir de parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, além da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O edital foi lançado na última sexta-feira, 21.
“A UnB está preparando o termo de adesão à iniciativa. Em seguida, vai selecionar os estudantes que receberão esse reforço. Estão previstos cerca de 2.700 chips para a universidade, a depender da demanda”, informou a UnB.
Editais
A UnB lançou dois editais de inclusão digital, que previam auxílio para a compra de computador e de chips de acesso à internet. Segundo a universidade, mais de 3 mil estudantes foram contemplados.
Desse total, 84 alunos receberam máquinas doadas ou emprestadas, que passaram por revisão técnica antes de serem entregues. A UnB ainda está finalizando o repasse dos auxílios.
Por outro lado, a Diretoria de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários informou não ter recebido, até o momento, reclamações sobre a qualidade do acesso à internet.
Leia na íntegra: Metrópoles