Cerca de 18 mil estudantes têm acesso ao MAZK, plataforma que se diferencia pelo uso de técnicas de Inteligência Artificial
Os professores e estudantes da rede municipal de ensino contam com o apoio do Laboratório de Tecnologias Computacionais (LabTeC) da UFSC Araranguá que capacitou 503 professores para usarem o Sistema Tutor Inteligente MAZK.
O MAZK é uma plataforma que possui uma proposta diferente das demais tecnologias educacionais porque utiliza técnicas de Inteligência Artificial para acompanhamento do desempenho do aluno e chatbot para auxiliar o professor.
Atualmente aproximadamente 18 mil alunos e professores de escolas públicas de vários municípios da região utilizam o Sistema Tutor Inteligente. O MAZK é um projeto coordenado pela professora Eliane Pozzebon e foi integralmente desenvolvido no LabTeC.
Os professores, alunos e pais dos alunos que atualmente estão utilizando o MAZK também contam com uma equipe do LabTeC para auxiliar nas dúvidas quanto à utilização do sistema. Existe ainda o suporte realizado via WhatsApp e a disponibilização de vídeos tutoriais em um canal do Youtube que é atualizado com videoaulas das professoras Edilene Valeriano e Susi Oliveira, da Rede Municipal de Educação de Araranguá.
Participam também do projeto do MAZK os alunos de graduação em Engenharia de Computação da UFSC Araranguá, Nicolas Baumle e Julio Carraro, responsáveis pela orientação e esclarecimentos de dúvidas dos alunos e professores que estão utilizando o MAZK; Vinicius Capistrano, Luiza Castilho e Jimy Li Yan, pela autorização de novos usuários (professores) e pela edição dos vídeos e divulgação dos tutoriais; Felipe Zago Canal e Tobias Rossi Müller, pelo desenvolvimento do sistema. Além de todo o apoio da equipe do LabTeC, o MAZK possui um tutorial interativo, manuais e um chatbot para auxiliar os professores.
Mais informações: https://mazk.labtec.ufsc.br/
Imagens extraídas de https://www.facebook.com/labtec.ufsc
Fonte: Agecom UFSC