De um total de 92 itens, foram votados entre sexta-feira e hoje, 71 deles
O Conselho Universitário voltou a se reunir nesta segunda-feira, entre 9h e 18h, para votar a resolução que vai regulamentar as atividades remotas na UFSC durante a pandemia de Covid-19. De um total de 92 itens, foram votados entre sexta e hoje, 71 deles. Toda a discussão sobre o calendário e data para o início das aulas ficou para terça-feira (20) às 9h.
Hoje, no entanto, já ficou definido que o Calendário Suplementar Excepcional a ser adotado contará com uma fase de ajuste de matrícula, quando será possível trancar ou destrancar o semestre, cancelar ou matricular-se em disciplinas ou atividades complementares.
Entre as outras decisões tomadas hoje, estão a proibição de condensação de disciplinas obrigatórias no recesso escolar e a possibilidade da oferta de disciplinas práticas e teórico-práticas. Essas disciplinas deverão ser oferecidas preferencialmente de forma remota e, para realização da parte prática, obedecer as orientações científicas da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, a ser criada.
Alunos prestes a se formar, cuja conclusão de curso dependa do cumprimento de apenas uma disciplina obrigatória, poderão solicitar à Coordenação do curso que ela seja oferecida. O Conselho Universitário também já aprovou que estágios e disciplinas práticas apenas poderão ser realizados de forma não presencial. A exceção é para cursos ligados à área da saúde, que deverão seguir o disposto em resolução própria da UFSC.
Pós-graduação
No período da tarde, foram aprovados artigos sobre o ensino da Pós-Graduação, que acompanhou a maioria das decisões da Graduação. Uma delas diz respeito à disponibilização de bibliografias em formato digital que estejam disponíveis na Biblioteca Universitária ou que sejam fornecidos pelos docentes.
Os colegiados dos programas de Pós-Graduação vão estabelecer quais disciplinas, turmas ou atividades formativas e de pesquisa serão ofertadas no curso. Diferentemente do que foi aprovado para a Graduação, os Programas de Pós-Graduação poderão condensar no recesso escolar as disciplinas obrigatórias canceladas em função da pandemia.
Votos anônimos
Logo no início da reunião o professor Carlos Vieira, do CFH, solicitou que os votos dos conselheiros fossem divulgados – reinvidicação que tinha o apoio dos estudantes. O argumento era de que a comunidade acadêmica tinha o direito de saber como seus representantes e diretores de centro votaram, e cobraram transparência do conselho. A solicitação foi colocada em votação e ganhou com 66% do apoio dos conselheiros.
Para saber como foi a reunião de sexta-feira, clique aqui.
Imprensa Apufsc, com informações da Agecom