Decisão foi anunciada pelo secretário da Defesa Civil e visa agilizar recursos para recuperação dos prejuízos
O Governo de Santa Catarina decidiu decretar estado de calamidade pública após a passagem do ciclone que causou estragos em mais de 100 cidades e deixou ao menos nove pessoas mortas. O fenômeno foi registrado na terça-feira (30).
A decisão foi anunciada pelo secretário João Batista Júnior, da Defesa Civil, em entrevista na manhã desta quinta-feira (2) ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV
— No final da tarde de ontem (quarta), nós decidimos a decretação do estado de calamidade pública em Santa Catarina, isso está sendo publicado no Diário Oficial do Estado — declarou o secretário.
Segundo Batista, a intenção ao decretar situação de calamidade pública é ter mais agilidade para conseguir recursos para a recuperação dos prejuízos causados pelas tempestades e prestar ajuda humanitária às famílias atingidas.
— Tivemos uma situação que envolveu o estado inteiro, com prejuízos materiais públicos e privados, e com essa decretação se consegue agilizar os processos. Conversamos ontem com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, para que agilize os processos de repasse de recursos da União para questão de reconstrução — disse João Batista.
O secretário também adiantou que está prevista para a tarde desta quinta uma reunião com o fórum parlamentar catarinense, composto por senadores e deputados, onde será avaliado o envio de auxílio ao Estado.