A diretoria da Apufsc-Sindical encaminhou nesta quarta-feira (13) um ofício à Reitoria da UFSC solicitando uma reunião extraordinária e virtual do Conselho Universitário. A razão do pedido é a apreciação das Portarias nº 360 e 727 que tratam, respectivamente, da instituição do Comitê de Combate à Pandemia do COVID-19 e da prorrogação do mandato da vice-reitora da universidade.
Leia abaixo o ofício na íntegra:
Ofício nº 33/2020 – Apufsc-Sindical
Florianópolis, 13 de maio de 2020
Ao Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina
Professor Ubaldo César Balthazar
Assunto: Portarias nº 360 e nº 727
Prezado Reitor,
Inicialmente gostaríamos de parabeniza-lo pela iniciativa de constituir o Comitê de Combate à Pandemia do COVID-19, constante na Portaria nº 360, de 11 de maio de 2020.
Todavia, ao observar a composição, normas e procedimentos para o funcionamento dos Comitês e Subcomitês consideramos as estruturas organizativas e instâncias decisórias, não no seu todo, são pouco apropriadas ao tratamento de um assunto dessa magnitude e urgência, como é a pandemia do COVID-19. Desse modo, a Apufsc-Sindical solicita que se abra a possibilidade de revisão da referida Portaria, momento esse que poderíamos apresentar as sugestões para o aperfeiçoamento. Registrando, ainda, que o Sindicato não recebeu formalmente convite à participação nesses Comitês.
Outrossim, solicita-se que sejam prestados maiores esclarecimentos sobre as motivações para a prorrogação do mandato da Vice-reitora, por meio de uma Portaria nº 727 (07 de maio de 2020), dado que se deu sem uma discussão e envolvimento da comunidade universitária, em especial, do Conselho Universitário.
Para tanto, reivindicamos, o mais rápido possível, a convocação extraordinária, na modalidade virtual, do Egrégio Conselho Universitário para tratar desses dois temas.
Atenciosamente,
Prof. Carlos Alberto Marques
Presidente
Apufsc-Sindical