1. Carreira e salários
i. Salários
a. Paridade salarial com ativos
b. A isonomia: o que é, de fato, hoje?, o que queremos?
c. Paridade e isonomia plena
,10>. Perspectivas salariais com atualização monetária
,10<. Salário efetivo e não um conjunto de gratificações
f. Incorporação das gratificações ao salário-base (carreira sem penduricalhos)
g. Eliminação da contribuição previdenciária para os aposentados
h. Volta do pagamento dos anuênios
i. Voltar da licença prêmio a ser o que era
ii. URP – Luta para recuperação da URP
iii. Recuperar a URP e estendê-la a todos
iv. Medidas a tomar para garantir o projeto de reajuste em três anos
v. Manutenção da aposentadoria vinculada ao MEC
vi. Reformas das aposentadorias
vii. A carreira docente: que carreira queremos (única, por níveis)?, o que fazer para valorizá-la?, carreira de Estado? etc.
viii. Identificar ações judiciais das ADs de outras federais (URP, Plano Collor, etc.) com repercussão nos diferentes níveis salariais.
2. Melhoria das condições de trabalho na UFSC
i. Amplificação de som e voz
ii. Ergonomia para o exercício de suas funções
iii. Infra-estrutura para realização do trabalho na Universidade
iv. Lutar por melhores condições de trabalho: ar condicionado em salas de estudo e de aula, computadores, impressoras, livros, ambientes menos ruidosos etc.
3. Saúde do associado
i. Apoiar a manutenção da saúde dos professores
ii. Oferecer planos de saúde amplos e acessíveis
iii. Acompanhar o trabalho na UFSC e a saúde do professor
iv. Métodos alternativos de saúde
v. Desconto Unimed na folha
vi. Seguridade social
vii. Prevenção e tratamento de doenças do trabalho proveniente de
a. Más condições de infra-estrutura, sobrecarga de trabalho
viii. Prevenção e tratamento de doenças, especialmente as crônico-degenerativas:
a. stress, sedentarismo, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão, câncer
4. Lazer
i. Lazer além do Baile
ii. Viagens culturais e de turismo
iii. Ações de integração da Apufsc: torneios esportivos, jantares churrascos, etc.
5. Desenvolvimento do professor associado aposentado
i. Cursos para aposentados na UFSC
ii. Identificação e cadastramento dos aposentados
a. Identificação
b. Perfil
c. Descrição de potencial e demandas de aposentados
iii. Apoio ao trabalho dos aposentados
a.Programa de conscientização: professor hoje, aposentado de amanhã
b. Trabalho de professores voluntários na UFSC
c. Trabalho dos aposentados na sociedade
,10>. Trabalho docente para aposentados na UFSC e fora dela