Após discussão da contraproposta da Unimed pelo Conselho de Representantes (CR) da Seção Sindical, reunido na última quinta-feira, dia 14, decidiu propor a continuidade das negociações. A nova proposta da Apufsc é a seguinte:
1. Usar como índice da variação de preços do contrato aquele definido anualmente pela ANS
O CR ratificou a proposta de usar nos nossos contratos o índice da ANS, que representa a média de reajustes dos contratos coletivos das operadoras de planos de saúde. Se há um índice que reflete a realidade do mercado e a variação de preços que nele ocorre, é este.
2. Fazer reajustes das mensalidades diferenciados por modalidade de contrato:
UNIPLAN
Sinistralidade acumulada + índice da ANS = 8,25 + 5,48 = 13,73%d+
UNIFLEX SEM CO-PARTICIPAÇÃO
Sinistralidade acumulada = 8,25% agora e o índice da ANS a partir de janeiro de 2009d+
UNIFLEX COM CO-PARTICIPAÇÃO
Índice da ANS a partir de janeiro de 2009.
Cabe observar que os contratos Uniflex têm pouco mais de seis meses de vigência, e não parece adequado aplicar um reajuste em período inferior a um ano. Além disto, esta diferenciação pode estimular a migração para os planos regulados e com co-participação.
3. Inclusão da cláusula de Excedente Técnico:
O contrato atual prevê o compartilhamento de risco entre a Apufsc e a Unimed. Quando há uma utilização superior à receita, isto é transferido para o contrato. É o que se negocia agora. É justo que a cooperativa assuma contratualmente o compromisso de redução do valor dos reajustes das mensalidades ou mesmo, dependendo do resultado, de não aplicar reajuste.
As negociações prosseguem e uma Assembléia Geral será convocada no momento oportuno para deliberar sobre o assunto.