Depois de mais de três meses de greve, os trabalhadores técnico-administrativos da UFSC retornaram ao trabalho na última segunda-feira, dia 10. Fruto da paralisação, os servidores assinaram um termo de acordo, pelo qual se compromete a corrigir sua tabela salarial a partir de maio de 2008, com reajustes que variam entre 22% e 84% até 2010.
A greve também garantiu a manutenção da paridade entre trabalhadores da ativa e aposentados, além de fixar o repasse de R$ 280 milhões a partir de novembro para plano de saúde dos servidores.
HU – Na terça-feira passada, dia 11, foi realizada no Plenarinho da Câmara dos Vereadores de Florianópolis mais uma audiência pública para tratar sobre a questão do Hospital Universitário da UFSC e o projeto de fundação estatal, que pode significar a privatização dos HU.
A audiência foi solicitada pelo Sintufsc, conforme deliberação de assembléia e chamada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, vereador Márcio de Souza. Também estavam presentes na audiência representantes do Sintufsc e trabalhadores da universidade e do HU e a vice-diretora do hospital, Ana Maria Nunez de Faria Stamm.
Na audiência foram tirados os seguintes encaminhamentos:
– organização de um festival literário nas escolas com o tema HU
– envio de um documento ao Governo Federal, solicitando a retirada do projeto de fundações estatais
– solicitação ao conselho de deputados, para que eles tomem uma posição em relação ao projeto
– realização de um seminário de saúde do trabalhador na segunda quinzena de outubro
– uma rodada de participação em sessões de vereadores em outras nove cidades do Estado, consideradas de maior porte.