Neste segundo semestre de 2007, um grande evento se impõe: a eleição para a Reitoria, que deverá ocorrer até o final do ano. Como é tradição em nossa universidade, esta eleição acontece sempre no semestre que antecede a posse. Portanto, é hora do Conselho Universitário tratar das eleições para reitor, estabelecendo o calendário eleitoral, elegendo a Comissão Eleitoral e anunciando a toda comunidade universitária o processo sucessório.
É bom lembrar que a luta pela escolha de reitor e demais cargos dentro da universidade custou sangue e suor de muitos, já que a ditadura se opunha a qualquer tipo de eleição. Esta eleição é uma conquista consolidada na história e tradição de uma comunidade de cerca de 30 mil pessoas. É importante que o processo eleitoral garanta lisura e a igualdade de condições. Uma eleição que propicie as condições para que a escolha da comunidade universitária seja respeitada. A votação paritária dos três setores da UFSC já é um patrimônio político que não permite mudanças de última hora nas normas eleitorais, o que, com certeza, levaria a uma forte reação de todos aqueles que defendem um processo transparente e democrático nessa universidade.
Devemos iniciar, por último, um amplo processo de discussão e reflexão sobre a universidade atual, tendo em vista a construção de uma plataforma mínima que leve em conta uma universidade pública, gratuita e de qualidade, seja qual for o candidato.
Portanto, é hora de o CUn se manifestar.