No dia 27 de abril, foi nomeada a nova comissão de sindicância encarregada de apurar o caso da falsificação de documento da Procuradoria Federal em Santa Catarina. A portaria 369 designa os professores Ildemar Egger, do Departamento de Direito, e Helton Ricardo Barreto, do Departamento de Jornalismo, além da servidora técnico-administrativa Dirce Maris Nunes da Silva, lotada na Biblioteca Universitária, para realizar a apuração dos fatos.
Esta é a segunda comissão formada para investigar o caso. A primeira, designada pela portaria 611/GR/2006, não conseguiu determinar quem forjou o documento, mas concluiu seus trabalhos determinando a abertura de processo administrativo disciplinar contra o pró-reitor de Ensino de Graduação, Marcos Laffin, por infração do item I do artigo 116 da lei 8.112/90 (Regime Jurídico Único – RJU), que determina que, entre os deveres do servidor público está a obrigação de , “exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo”.
O reitor Lúcio Botelho rejeitou as conclusões do trabalho da comissão e determinou a instalação de uma nova, que tem 30 dias para apresentar seu parecer.