Estados e municípios articulam conferências de comunicação

A I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) está marcada para acontecer nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Faltando, no entanto, cinco meses para a concretização do encontro, poucas decisões foram tomadas. No início da semana passada, o Ministério das Comunicações cancelou, mais uma vez, a reunião da Comissão Organizadora Nacional (CON) que definiria o regimento interno da Conferência.

De acordo com José Luiz Sóter, secretário-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço), a reunião que aconteceria na última terça-feira (28) foi cancelada e ainda não foi remarcada. Para ele, o atraso na publicação do regimento da Confecom é devido, principalmente, às imposições do setor empresarial.

Segundo Sóter, o empresariado entregou, na semana passada, uma lista de condições para participarem dos debates. Entretanto, conforme o secretário do FNDC, os atrasos na regulamentação da Conferência não fragilizam as discussões municipais e estaduais. De acordo com ele, as articulações para a Conferência “nos estados e municípios continuam acontecendo”.

O Conselho de Representantes (CR) da Apufsc elegeu o professor Itamar Aguiar (Departamento de Sociologia e Ciência Política) para representar a entidade na Comissão Catarinense Pró-Conferência de Comunicação, formada por mais de 30 sindicatos e organizações sociais de Santa Catarina. Falta definir um suplente. Quem estiver interessado em participar desta discussão e auxiliar Itamar neste processo deve fazer contato com a Apufsc.