Proifes pressiona ministério

Diante da falta de qualquer resposta oficial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) ou do Ministério da Educação (MEC) no sentido de retomar o diálogo sobre a Carreira Docente do Ensino Superior (ES) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), o Fórum de Professores das Ifes (Proifes) enviou novo ofício ao MPOG, no dia 3 de maio, solicitando a imediata convocação da Mesa de Negociação de Carreira e o acolhimento das propostas dos professores.

Para a Diretoria da entidade, o silêncio do governo “configura, neste momento, motivo de grave preocupação”.  Nos últimos seis meses, vários outros ofícios foram enviados, pedindo a retomada da Mesa de Negociação, para que se desse sequência aos debates.  “Dessa forma, tudo indica que o MPOG não se dispõe a negociar a sua “Síntese da Minuta de um PL sobre Carreira” e provavelmente pretende manter a estrutura geral da proposta do Governo que lá foi desenhada, que cria a classe, a Senior, com quatro níveis, acima da classe de associado, o que não é aceitável para os docentes das Ifes”, diz a nota publicada no site do Proifes (www.proifes.org.br).

A Nota da Diretoria do Proifes e o ofício encaminhado ao MPOG no dia 3 de maio serão remetidos à Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para conhecimento, e enviados também à imprensa, solicitando publicação. Para tratar dessa questão, foi convocada reunião de ADs para 24 de maio. No mesmo dia, se reúne a Comissão de Carreira do Proifes.