As duas primeiras unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), que está sendo implantado em todo o país, foram inauguradas no dias 23 de setembro em Florianópolis, em solenidade que teve a presença do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira.
A inauguração foi realizada no edifício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Praça Pereira Oliveira, no Centro de Florianópolis. O INSS reformou todo o primeiro andar do prédio da superintendência regional sul para atender servidores de 13 órgãos públicos, incluindo os lotados no próprio Instituto.
A segunda unidade do Siass vai funcionar na UFSC, junto ao Hospital Universitário. Vai atender 7.222 servidores ativos, inativos e pensionistas da universidade, do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, do Departamento de Polícia Federal, do Ibama, do IBGE e da Procuradoria Federal em Santa Catarina.
A Reitoria da universidade informa que a unidade vai funcionar no mesmo espaço utilizado pelo Departamento de Desenvolvimento de Atenção Social e à Saúde (DDAS) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social (PRDHS), mas um projeto de construção de um prédio de mil m2 perto do HU, onde serão realizadas atividades integradas entre profissionais da perícia médica e odontológica, saúde ocupacional, serviço social, psicologia e engenharia de segurança do trabalho, deve ser concluído em 40 dias. A previsão é que as obras comecem no começo de 2011 e terminem no segundo semestre do próximo ano.
Na segunda-feira passada, dia 27, começou o treinamento de 45 pessoas que farão parte da estrutura do Siass. O Ministério do Planejamento e a UFSC assinaram um acordo de cooperação técnica para executar o programa.
O Siass faz parte do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). Seu objetivo é cuidar da assistência, promoção, perícia e vigilância à saúde de todos os servidores públicos e vem sendo implantada gradativamente desde abril de 2010 pelo Ministério do Planejamento. A ação foi instituída pelo Ministério do Planejamento em abril do ano passado. “O SIASS não visa definir formas de gestão internas aos órgãos, mas sim organizá-las, estimulando a realização de convênios intermediados pela Secretaria de Recursos Humanos, do Ministério do Planejamento, em prol da padronização dos procedimentos legais, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e materiais, da gestão das informações sobre saúde e, da promoção de ações de atenção à saúde do servidor”, informa o portal do Siass na internet.