No dia 19 de março, a Apufsc-Sindical vai organizar um encontro para discutir o projeto da Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais. O evento será na sede do Sindicato no campus universitário, como início às 10h. Os palestrantes serão Floriano José Martins e Marcelo Lettieri, dois especialistas no assunto.
A Câmara dos Deputados concluiu a votação do projeto de lei que cria o Fundo de Previdência Complementar do Serviço Público Federal (Funpresp) no dia 29 de fevereiro. A proposta, que será agora votada no Senado, prevê a criação de até três fundos de previdência complementar para arcar com as aposentadorias dos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Apufsc-Sindical considera que o projeto, da forma que foi aprovado, é prejudicial aos servidores. Vários foram os argumentos apresentados para reforçar essa posição: a incerteza do benefício oferecido pela futura Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (FUNPRESP), que prevê contribuição definida, mas não benefício definidod+ a falta de lei complementar que estabeleça as diretrizes da previdência complementard+ a impossibilidade de igualdade entre os regimes de contratação (celetista e estatutário) e a questão relativa à portabilidade das contribuições, dentre outros. Além disso, os servidores civis têm sido injustamente os únicos alvos das reformas previdenciárias.
O Sindicato discorda da forma como está sendo conduzido todo o processo de votação do projeto e vai participar das manifestações contrárias a aprovação.