A Apufsc-Sindical instalou, na quarta-feira, dia 9, uma sede no município de Chapecó, para atender aos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
De imediato foi criada uma comissão provisória para desenvolver os trabalhos do Sindicato entre os professores da Instituição, que tem como objetivos intensificar a campanha de filiação, a contratação de um escritório de advocacia para a prestação de serviços aos docentes da UFFS e a operacionalização de convênios, além da escolha de professores para a composição do Conselho de Representantes.
A UFFS foi criada em setembro de 2009 e abrange 396 municípios da Mesorregião Fronteira Mercosul, formada pelas regiões Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.
A Universidade tem cinco câmpus: Chapecó (SC), onde funciona a sede da instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Com 33 cursos, a universidade prevê ter 10 mil alunos nos primeiros cinco anos. Atualmente conta com 311 professores nas cinco unidades, sendo 117 somente em Chapecó.
A diretoria do Sindicato também está visitando os câmpus da UFSC no interior do Estado para discutir com os professores as demandas de cada unidade. Na segunda-feira (07) o encontro aconteceu no campus de Joinville. As próximas visitas acontecem em Araranguá e em Curitibanos.