A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na quarta-feira, 18, que a concessão para 2009 das cotas de bolsas de estudo nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado será mantida, inicialmente, nos mesmos patamares da concessão de 2008.
Continuam incluídas as concessões adicionais realizadas ao longo do ano, que foram destinadas aos programas de pós-graduação que subiram de nível, na avaliação trienal 2004/2007, bem como bolsas extras concedidas aos programas com níveis 4 e 5 do Programa Capes-DS e dos níveis 6 e 7 ainda não incluídos no Capes-Proex.
Também estão confirmados os aumentos no orçamento de 10% do programa Capes-Prof e de 20% do programa Capes-Proex, ambos tomando como base o orçamento inicial de 2008.
Aos novos cursos, aprovados em 2008, serão oferecidas duas bolsas de mestrado ou doutorado, conforme o nível em que o curso foi aprovado, além de apoio para custeio.
Quanto ao Programa de Pós-Doutorado (PNPD) – parceria com o CNPq e a Finep – haverá em breve lançamento de novo edital ampliando o programa. Para os editais já lançados ou em lançamento, também haverá aumento na concessão de bolsas nos três níveis.
A concessão de bolsas para mestrado, doutorado e pós-doutorado em 2009 vai beneficiar mais de 40 mil bolsistas em todo o país.