Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina – Apufsc-Sindical. Esta é a nova denominação da Apufsc, agora uma entidade autônoma e de abrangência estadual.
A decisão foi aprovada por unanimidade pelos professores presentes à Assembleia realizada na última quinta-feira, dia 29, a partir das 16 horas, no auditório da Reitoria. Esta Assembleia referendou os Estatutos e elegeu nominalmente os integrantes da diretoria da Apufsc para a direção da Apufsc-Sindical.
Antes, às 14 horas, outra Assembleia havia sido realizada no mesmo local, convocada pela Apufsc. Esta AG tinha como objetivo discutir e aprovar a reforma do Regimento da Apufsc, transformando-o em Estatuto, em consequência da decisão da Assembleia de 16 e 17 de setembro, que havia aprovado a desfiliação do Andes e a transformação da Associação em sindicato autônomo.
Logo na abertura da Assembléia, na etapa de deliberação sobre o encaminhamento da assembléia proposta pela mesa diretora, o professor Paulo Rizzo entregou um documento à mesa diretora dos trabalhos co-assinado por 18 associados e contendo, de acordo com o mesmo, razões de impedimentos regimentais a realização da assembléia.
Em seguida, a proposta de encaminhamento da mesa foi votada e aprovada por unanimidade.
Na etapa de deliberação sobre a minuta de adaptação dos atos constitutivos da entidade, o professor Gerônimo W. Machado retirou seu substitutivo global à proposta de estatuto, sob o compromisso de realização nova assembléia futuramente para aperfeiçoar o Estatuto aprovado na AG de quinta-feira passada.
Em seguida, a Assembléia aprovou também por unanimidade a Proposta Básica de Estatuto da Apufsc-Sindical, apresentada por um requerimento assinado por 151 associados e entregue ao presidente da Apufsc, tendo sido publicado no Boletim Extra de 9 de outubro de 2009. Na sequência, apreciou os destaques à Proposta Básica, veiculados em encarte na edição 697 do Boletim da Apufsc.
O professor Luiz Maia retirou os cinco destaques que havia apresentado. Depois de um período de debates, o professor Paulo César Philippi também pediu a retirada do destaque 8 – Mudança da sistemática das assembléias gerais extraordinárias.
O destaque 3 – mudança de designação, de autoria dos professores Almir Quites e Raymundo Baptista foi rejeitado. Por fim, foram aprovados os destaques 6 (Proposta de nova redação para o artigo 16) e 7 (Alienação e aquisição de bens).
182 professores assinaram a lista de presença da primeira assembléia e 126 da segunda AG.
Terminada a Assembléia que constituiu a Apufsc-Sindical, a diretoria da entidade homenageou alguns dos sócios-fundadores da Associação criada em 1975 com uma placa comemorativa (veja lista na página 4).
O dia que marcou o início de uma nova etapa na história da Apufsc foi concluído com uma apresentação de músicos da Camerata Florianópolis e um coquetel para os professores.