A fraude da ficha de recadastramento

A Diretoria da Apufsc-Sindical vem por meio desta nota informar aos seus filiados e à comunidade universitária o que segue:

1. A Apufsc-Sindical não está promovendo nenhum cadastramento/ recadastramento dos seus associados, pois os mesmos estão automaticamente vinculados a esta Associação, gozando plenamente de todos os seus direitos e obrigações.

2. Ninguém está autorizado a utilizar o nome Apufsc, sob pena de responsabilidade jurídica nos campos cíveis e criminais, sem prejuízo do devido processo por dano moral e à imagem da instituição.

Entenda os fatos.

a) Por convocação de centenas de sócios da Apufsc, foi realizada em dois turnos, na data de 16 e 17 de setembro de 2009, a maior Assembléia do sindicalismo universitário brasileiro, que contou com a participação histórica de 1.040 professores, os quais decidiram por ampla maioria que:

(i) a Apufsc deve desfiliar-se da Andes-SNd+

(ii)a Apufsc deve transformar-se em Sindicato dos professores das Universidades Federais no  Estado de Santa Catarina.

b) Em decorrência desta decisão, uma segunda Assembléia foi convocada para 29 de outubro de 2009, na qual os associados ratificaram a decisão tomada na Assembléia anterior, e aprovaram por unanimidade as modificações no texto regimental, transformando-o em estatutos de um sindicato autônomo e independente da Andes-SN.

c) Com estes atos, a Apufsc deixa de ser SSind da Andes, e passa a ser denominada de Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina – Apufsc-Sindical.

d) Por decisão legítima e democrática das assembléias referidas acima, a herança do nome Apufsc, bem como seus filiados, obrigações e responsabilidades, estão a cargo atualmente da Apufsc-Sindical.

e) A Andes convocou assembléia para reorganizar uma seção sindical da Andes nesta universidade, que se realizou no dia 5 de novembro.

f) A Andes assim age à revelia do que foi decidido de forma majoritária e legítima nas Assembléias desta entidade, em flagrante desrespeito aos demais professores associados da Apufsc, demonstrando completa falta de espírito democrático.

g) Ao refundar uma seção sindical da Andes-SN na UFSC, a Andes se apropriou indevidamente da sigla Apufsc, que historicamente pertence à Associação dos Professores da UFSC.

i) A seção sindical denominada Apufsc-SSind da Andes-SN está extinta, por decisão da Assembléia Geral de 29/10/2009, e qualquer uso da sigla Apufsc em associação com o Andes-SN é indevido.

Conclamamos, portanto, todos os associados a repudiar este golpe contra a democracia que, através de maldosos atos que usurpam a consagrada identidade da Apufsc, fragilizam violentamente nossa comunidade universitária.