O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pretende trabalhar para que a Câmara aprove projeto de lei que limita a expansão da folha de pagamento do serviço público federal. Segundo fontes do governo, Mantega considera o projeto importante para dar ao mercado mais um sinal de austeridade fiscal e sustentabilidade das contas públicas.
A proposta, de autoria do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), define que no período de 2010 a 2019 a folha de pagamento não poderá crescer mais que 2,5% por ano em termos reais. O projeto substituiu a ideia original do governo, que era limitar a 1,5% ao ano o crescimento da folha. A proposta de Jucá foi aprovada em dezembro.
A fonte do governo reconhece que a aprovação não será fácil porque 2010 é ano eleitoral e um dos lobbies mais fortes no Congresso é dos servidores públicos, que são base eleitoral do PT. O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), afirmou que a matéria será aprovada após o carnaval. ”Vamos aprovar o projeto, todo mundo quer isso”, disse Vacarezza, que ontem conversou com Mantega sobre o tema.