Vacinação contra gripe A começa hoje no Estado

Começa hoje em todo país a campanha de vacinação contra a gripe A. Os primeiros a serem imunizados são os profissionais de saúde envolvidos no trabalho de combate à doença e ao atendimento ao público e também os indígenas. A meta é imunizar 61 mil profissionais e 10 mil indígenas. Os outros cinco grupos, divididos de acordo com a análise de disseminação do vírus H1N1 ano passado, começam a ser vacinados em 22 de março.

Em Santa Catarina, espera-se imunizar 2,8 milhões de pessoas, mas o Estado terá 200 mil doses de reserva, totalizando três milhões. A partir de 22 de março até 4 de abril, será a vez de gestantes, crianças até dois anos e doentes crônicos serem vacinados. A população será vacinada nos postos de saúde. Há 1.067 salas de vacinação em SC.

Os idosos serão imunizados dentro do calendário da campanha nacional de vacinação contra a gripe comum, que acontece todo ano. A campanha será entre 24 de abril e 7 de maio. Mas só os idosos portadores de doenças crônicas serão imunizados.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que, pela complexidade, a campanha será o maior desafio já enfrentado pelo Programa Nacional de Imunização. Por isso, pediu a colaboração de todo o país.

Hoje o site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) deve disponibilizar um link para que as pessoas se cadastrem e recebam, por e-mail, um lembrete sobre a data de vacinação.

O Ministério da Saúde comprou 113 milhões de doses e vai vacinar 91 milhões de brasileiros.

As doses restantes serão guardadas caso ocorra alterações epidemiológicas ao longo do inverno.

As pessoas que não se encaixam nos grupos devem aguardar as determinações do Ministério da Saúde.

Outra opção são as clínicas particulares. Apesar de não haver data definida para a chegada das doses e nem preço, espera-se que as vacinas cheguem até o final do mês e que custem cerca de R$ 50.

Em SC, dos 7 mil casos suspeitos de gripe A 2,4 mil foram confirmados por exames, dos quais 140 resultaram em morte.