Os planos de saúde Uniplan e Uniflex, oferecidos pela Apufsc em convênio com a Unimed, terão um reajuste de 10,83% a partir de setembro. O índice é fruto da negociação realizada entre o Sindicato e a cooperativa de saúde e fechada na semana passada.
Inicialmente, a Unimed solicitou um reajuste de 13,72%, composto pelos 7,93% de prejuízo que a prestadora de serviço demonstrou ter no plano não regulamentado Uniplan acrescidos dos 5,79% correspondentes à variação do IGPM-FGV nos últimos 12 meses.
No andamento da negociação, porém, a cooperativa aceitou a contraproposta da Apufsc de 10,83% (os 7,93% de sinistralidade mais metade do IGPM).
Além do reajuste, a Apufsc vai desenvolver algumas ações conjuntas com a Unimed com objetivo de reduzir os custos dos planos de saúde e reduzir o índice de reajuste no futuro.
A primeira ação é a liberação da carência para novos integrantes do Uniflex durante o mês de aniversário do contrato Apufsc-Unimed. Ou seja, de 1º a 30 de setembro, quem aderir ao Uniflex estará liberado do cumprimento das carências estabelecidas no plano.
Entre as outras medidas estão o compromisso de ampliar o número de usuários que utilizam o Uniflex e de divulgar, através do site e do Boletim, os melhores meios de se utilizar racionalmente o plano de saúde.