Após a série de artigos publicados nos Boletins 724 (23/08) e 726 (08/09) pelos candidatos a governador do Estado de Santa Catarina, a Diretoria da Apufsc, com base nestes artigos preparou um conjunto de perguntas que serão enviadas por e-mail aos candidatos na segunda, dia 20 de setembro.
As respostas serão publicadas no Boletim de 27 de setembro e no site da Apufsc.
=========================
Senhor(a) candidato(a),
Aproxima-se a data da próxima eleição para governador e o debate de idéias e projetos deve ser o foco principal, a fim de que os cidadãos de Santa Catarina possam fazer uma escolha consciente.
Para municiar os professores universitários, em particular, e os que têm a educação como sua atividade profissional e a população do Estado, em geral, solicitaríamos informações sobre temas específicos, conforme explicitamos a seguir.
Uma das atividades dos professores universitários de suma importância para o Estado e a sociedade e geral é a pesquisa. É ela que permite um desenvolvimento sustentável e competitivo em várias áreas de produção, sejam elas aplicadas ou básicas. Para suporte financeiro a esta atividade, se destaca em nosso Estado a FAPESC. Sua atuação teve, no passado recente, uma retomada de importância junto às instituições de pesquisa catarinenses, mas ainda nos restam desafios e problemas a serem vencidos, assim como a necessidade de consolidar avanços recentes.
Gostaríamos então de pedir sua opinião e suas propostas sobre os seguintes temas:
[1] O(a) candidato(a), se eleito, pretende cumprir o Art. 193 da Constituição do Estado de Santa Catarina?
Art. 193. O Estado destinará à pesquisa cientifica e tecnológica pelo menos dois por cento de suas receitas correntes, delas excluídas as parcelas pertencentes aos municípios, destinando-se metade à pesquisa agropecuária, liberados em duodécimos.
[2] Atualmente, editais já finalizados, com propostas aprovadas, não têm tido seus recursos repassados aos pesquisadores conforme previamente agendado. Isto traz prejuízos às pesquisas, muitas vezes inviabilizando-as. Queremos saber como o(a) candidato(a) avaliaria uma proposta que impedisse o contingenciamento das verbas destinadas à FAPESC. O(a) candidato(a) tem alguma proposta neste sentido?
[3] Do ponto de vista mais geral, queremos saber do(a) candidato(a) qual a sua visão sobre o(s) critério(s) de distribuição dos recursos da FAPESC em nosso Estado. Quais parâmetros o(a) candidato(a) considera importante para julgamento de quem deve ter direito ao financiamento desta fundação?
Ainda sobre temas caros à categoria de professores universitários e educadores, em geral, gostaríamos de conhecer as opiniões do(a) candidato(a) sobre os temas:
[4] A importância das universidades em Santa Catarina para o desenvolvimento do Estado. Qual(is) a(s) atividade(s) levada(s) a cabo nas universidades em Santa Catarina que o(a) candidato(a) considera prioritária(s) para levar ao Estado e à sua população um desenvolvimento científico, industrial, agropecuário e humano condizentes com as necessidades atuais?
[5] Os alunos que chegam às universidades catarinenses são, em sua maioria, egressos de estabelecimentos de ensino catarinenses. Qual a sua visão em relação ao estado do ensino público fundamental e médio em Santa Catarina? Quais os problemas que o(a) candidato(a) considera os mais importantes e que impedem que a população do estado tenha um ensino de melhor qualidade? Quais as propostas do(a) candidato(a) para eliminar estes problemas e fazer com que a Educação fundamental e média em Santa Catarina tenha uma melhoria de qualidade, durante a sua administração?