O Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Nacional finaliza nesta sexta-feira o parecer sobre a instalação do estaleiro do grupo OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis.
O documento será entregue ao presidente do instituto, Rômulo Mello, que pretende divulgá-lo apenas nesta quarta-feira.
O parecer do ICMBio é importante porque a área pretendida pela empresa do bilionário Eike Batista fica próxima a três unidades de conservação. Ele pode barrar ou não o investimento de R$ 2,5 bilhões na região.
Segundo a assessoria do instituto, Mello viajará neste feriado para a Região Norte do país, onde participará de reuniões das coordenações locais até terça-feira.
Fora do país em uma viagem de férias, o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores, afirmou que está esperando a divulgação do parecer nesta quarta-feira para seguir o que está sendo indicado pelo ICMBio.
— O documento pode seguir duas alternativas: a de não liberar a instalação (do estaleiro) ou a de fazer a liberação com uma série de restrições. A Fatma vai acatar a alternativa que eles propuserem – disse.
Flores afirmou ainda que está “mantendo distância” sobre o trabalho do instituto para que não surjam questionamentos sobre a “lisura” do processo.