As inscrições do concurso para professores da UFSC estão mantidas e se encerram amanhã, quarta-feira. Ao contrário do que informou a Apufsc-Sindical no texto da notícia abaixo, o edital continua válido e o processo seletivo para contratação de 59 novos docentes efetivos ocorrerá normalmente. O título desta notícia — “Concurso para professores da UFSC é suspenso” — foi suprimido para não causar confusão em relação à validade do concurso e não prejudicar os candidatos.
[Edição realizada em 29/03/2011, às 12h10]
=====================
A realização do concurso para contratação de 59 professores efetivos para a UFSC foi suspensa por tempo indeterminado. Portaria publicada no Diário Oficial de hoje, assinada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, adiou todos os processos de seleção e autorizações para preenchimento de vagas.
A medida vale para ministérios, agências reguladoras, fundações e autarquias — onde se encaixam as universidades federais — e faz parte do pacote de redução de gastos do governo federal, que prevê cortes de R$ 50 bilhões em 2011.
Substitutos
A portaria ministerial não vai prejudicar as contratações de professores substitutos pelas universidades federais. Uma das exceçôes que o texto faz é para as vagas “por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.
No final de março, o Ministério da Educação autorizou a abertura de “processo seletivo simplificado” para contratação de 150 substitutos pela UFSC. São docentes que ocupam temporariamente as vagas de efetivos previstas pelo Reuni para este ano, mas que também foram cortadas pelo governo federal.