A Reitoria da UFSC finalmente decidiu suspender a autorização para a realização de festas na Praça da Cidadania. No dia 14 de abril, o reitor encaminhou o Memorando Circular nº 8/9/2011/GR aos Diretores de Centro informando que a Administração Central decidiu suspender a realização desses eventos no campus. “Em razão dos problemas ocorridos nas últimas festas realizadas no campus, decorrente da comercialização indiscriminada de bebidas alcoólicas, degradação do patrimônio público, excesso de ruídos, excesso de participantes, furtos e arrombamentos de veículos, a Administração Central da UFSC decide suspender, a partir desta data, novas autorizações para festas universitárias realizadas na Praça da Cidadania, incluindo a concha acústica”, justifica a Reitoria.
A última festa realizada, que acabou por motivar a reação da UFSC, foi o Trote Integrado do CTC, cujo cartaz de divulgação não deixava de registrar o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Secretaria de Cultura e Arte.
De acordo com o memorando, essa suspensão tem validade até a manifestação do Conselho Universitário sobre as propostas à Resolução Normativa nº 002/CUn/2009, de 27 de outubro de 2009, que dispõe sobre a realização de festas em espaços da Universidade. “Tais propostas serão encaminhadas por uma comissão especialmente constituída para esse fim, com base no relatório elaborado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), contemplando de forma circunstanciada e documentada as ocorrências favoráveis e desfavoráveis registradas durante o período”, destaca o documento.
A Reitoria tem agora o mesmo entendimento de muitos professores e servidores, de que as festas deixaram de ser uma confraternização de estudantes e tornaram-se “megaeventos” e que não são mais suportáveis pela infraestrutura disponível na Universidade.
As festas realizadas nos Centros de Ensino ainda podem acontecer, desde que com autorização expressa da respectiva Direção, com justificativa circunstanciada, levando em conta o número de participantes, serviços de limpeza e segurança adequada e controle de ruídos.