O relator da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8.035/10), deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), anunciou semana passada que apresentará seu parecer final ao plano até o dia 24 de abril. Ele confirmou que manterá no seu texto o aumento dos atuais 5,1% para 8% do PIB em investimentos na educação até 2020.
“Essa é uma meta ambiciosa. Com ela será possível a União, estados e municípios, trabalharem para aumentar a inclusão e a qualidade do ensino ofertado às crianças, jovens e adultos neste País”, afirmou Vanhoni.
O relator lembrou ainda que na reunião de integrantes da comissão especial com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última terça-feira (10), ficou claro o esforço realizado pelo governo para aumentar os recursos aplicados na educação.
“Apesar de alguns deputados defenderem o investimento de 10% do PIB no setor, o ministro explicou que, na atual conjuntura econômica, é impossível assumir essa meta. Ao mesmo tempo, mostrou a importância do setor para o governo, ao demonstrar que o orçamento da educação foi o que mais cresceu nos últimos sete anos”, destacou Vanhoni.