A futura administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que assume em maio próximo, vai realizar, entre os dias 02 e 4 de maio, os Fóruns de Debates com a comunidade universitária. “Iniciaremos nosso trabalho realizando os primeiros Fóruns, cujo objetivo é apresentar para a comunidade universitária os eixos diretrizes para a discussão, a partir do diagnóstico preliminar realizado pela Equipe de Transição sobre a UFSC que temos. Debateremos de forma consistente e propositiva estes primeiros resultados com o intuito de construirmos diretrizes que subsidiarão a elaboração de políticas e planos de ações para a UFSC que queremos”, enfatizam Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, futuras reitora e vice-reitora, respectivamente.
Os Fóruns, que acontecem no centro de eventos da UFSC, serão distribuídos em três dias, nos períodos matutino, vespertino e noturno, sendo coordenados por mesa coordenadora, formada por um coordenador, um a dois expositores (participantes das subcomissões de transição), e dois relatores. O tempo de cada Fórum e Formas de Registro será de três horas e meia, divididos em 30 a 45 minutos para a exposição da síntese diagnósticad+ duas horas para os debates e 30 minutos para apresentação da relatoria.
Os Fóruns serão divididos em nove temas centrais: Políticas para a gestão de pessoasd+ políticas para a graduaçãod+ políticas estudantisd+ políticas para a pós-graduação e pesquisad+ política para o planejamento, infraestrutura e patrimôniod+ política para a comunicação e culturad+ política para relações institucionais e interinstitucionaisd+ políticas para o hospital universitário e políticas para a extensão e políticas para a gestão dos câmpus.
“Fomos eleitas apresentando uma proposta pautada em princípios básicos como a transparência, a responsabilidade administrativa, a valorização das pessoas como maior patrimônio da UFSC, a profissionalização da gestão administrativa e o fortalecimento da democracia interna. No que diz respeito a este último aspecto assumimos o compromisso de submeter ao diálogo e discussão política temas que visam ampliar a reflexão institucional sobre a universidade que somos e a que queremos ser, valorizando a autonomia universitária e a democracia na tomada de decisões institucionais. E nessa perspectiva apresentamos também, à época, a proposição da construção de FÓRUNS com o objetivo de criar espaços de diálogo e debate que fortalecessem e subsidiassem os processos de tomadas de decisões institucionais, expressando as contribuições da comunidade para nossa gestão. Afirmamos ainda nosso compromisso de que estes fóruns não seriam ocasionais ou episódicos, chamados apenas nos momentos críticosd+ ao contrário, registramos nossa compreensão e expressamos a necessidade de que estes nos acompanhassem ao longo de nossa gestão”, afirmam as futuras administradoras da UFSC.
Leia a programação complenta:
http://www.apufsc.ufsc.br/media/arquivos/MINUTA_DOS_FORUNS_FINAL_27042012-1.pdf