Projeto da UFSC vai monitorar hábitos alimentares de crianças entre 7 a 10 anos
De acordo com o IBGE, 14% das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos estão obesas. Para ajudar a monitorar este problema de saúde pública o Departamento de Nutrição da UFSC, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, está desenvolvendo um sistema de vigilância on-line para saber quais alimentos estão sendo consumidos e quais atividades físicas são praticadas por estudantes de 7 a 10 anos.
Os dados serão coletados anualmente por meio digital. Os resultados ficarão disponíveis para escolas e municípios. A ideia é que esses dados possam ser utilizados como suporte para o incentivo de atividades físicas e iniciativas para a promoção da alimentação saudável.
Como as crianças irão fornecer informações sobre o que estão comendo na escola e a origem desses alimentos (se vieram de casa, da merenda ou cantina), o projeto também vai apontar o nível de eficiência da lei sobre vendas de alimentos e oferta de merenda que, desde 2011, estabeleceu critérios sobre o que é vendido ou oferecido para as crianças nas escolas de Florianópolis.
Entre os meses de outubro e novembro deste ano, os alunos da Escola Luiz Cândido da Luz, no bairro Vargem Grande, em Florianópolis, vão responder pela internet, perguntas sobre quais atividades físicas praticaram e quais alimentos consumiram durante o dia. Além do questionário on-line, integrantes do projeto vão acompanhar a rotina dos alunos na escola. O sistema dever ser testado em outras 35 escolas públicas da Capital, onde cerca de 6.300 crianças entre 7 a 10 anos estudam.
Os participantes do projeto, coordenado pela professora Maria Alice Altenburg de Assis, acreditam que o sistema de monitoramento pode, futuramente, abranger todas as escolas públicas do Brasil.