Lançado o Movimento Docente Independente e Autônomo das Instituições Federais de Ensino

O Movimento Docente Independente e Autônomo das Instituições Federais de Ensino (MDIA), foi lançado oficialmente na quarta-feira (11), com a presença de representantes do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Itajubá (Adunifei), do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh) e da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb). O lançamento ocorreu na sede da Apufsc-Sindical, em Florianópolis.

O MDIA foi criado com a finalidade de defender os interesses de seus filiados, tendo como objetivos a defesa da dignidade dos professores ativos, aposentados e pensionistas das Instituições Federais de Ensinod+ lutar por melhores condições profissionais e salariaisd+ pela qualidade do ensino superior no paísd+ pela transparência na gestão das IFESd+ representar e defender, em juízo e fora dele, todos os seus filiados e seus representantes, devidamente autorizados nos termos do inciso XXI, do art.5º da Constituição Federald+ representar os seus filiados, junto à Administração Pública Federal, em processos de negociação coletivad+ e defender a democracia, a liberdade e os direitos humanos.

O presidente da Apufsc-Sindical, Carlos Mussi, informou que as primeiras conversas sobre a criação de um movimento independente de docentes das Instituições Federais de Ensino começaram com a desfiliação da Apufsc do Andes e representa um importante passo para o movimento docente no Brasil. Nos últimos quatro meses, segundo Mussi, foram realizadas várias reuniões com o objetivo de concretizar o Movimento. O presidente da Adunb, Rafael Morgado Silva também defende que o MDIA representa um novo momento para o movimento docente nacional. De acordo com ele, o Movimento vai ser um espaço plural, amplo e democrático e vai agregar instituições que defendem os mesmo interesses.

Para o representante da Adunifei, João Mauricio Lima de Figueiredo Mota, que está trabalhando para tornar a Entidade independente e autônoma, o Andes e o Proifes tiveram um papel fundamental na vida dos docentes das IFES, mas que, na opinião dele, “não estão  mais nos representando” e que é importante criar um movimento para liderar a categoria sem vinculação política partidária. O primeiro vice-presidente da Apubh, José Lopes de Siqueira Neto, afirmou que o MDIA vai trabalhar questões que realmente interessam aos docentes. “Podemos ser independente e discutir o que realmente interessa para a categoria”.

No encontro foi eleita a primeira diretoria colegiada do MDIA. O coordenador administrativo e financeiro será Armando de Melo Lisboa, o coordenador de relações intersindicais e institucional será José Lopes de Siqueira Neto e o coordenador jurídico e de secretaria será Marcio Campos. Também foi eleito o Conselho Fiscal, que será composta por João Maurício de Lima Figueiredo Motad+ Roberval Rymer da Silva Carvalho e Gerson Renzetti Ouriques.

Os presentes deixaram claro que nada impede que sindicatos de docentes ligados ao Andes ou ao Proifes possam fazer parte do MDIA. No encontro também foi aprovado o Estatuto, que terá como foro na cidade Florianópolis. A sede do Movimento será transitória, tendo como a primeira também Florianópolis.

O vídeo do lançamento está disponível no link:

http://www.apufsc.ufsc.br/multimidia/arquivo/183/