Milhares de pessoas são esperadas para a Grande Marcha que acontece nesta quarta-feira (15), na Esplanada dos Ministérios, como parte da agenda da Jornada de Lutas organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, que reúne 31 entidades. Várias atividades estão acontecendo desde segunda-feira, como forma de intensificação da greve no funcionalismo público.
A concentração para o ato, que deve reunir entre servidores, estudantes e trabalhadores sem terra e sem teto, está marcada a partir das 9 horas, no acampamento que os servidores montaram no gramado central da Esplanada.
No dia seguinte, quinta-feira (16) será realizada uma grande aula pública em frente ao Ministério da Educação (MEC). Durante a atividade, os servidores realizarão também uma encenação representando a tentativa de enterro do respeito à educação pública, por parte dos representantes do Executivo.
Após o ato no MEC, representantes do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN irão ao Palácio do Planalto entregar uma carta à presidente Dilma Rousseff, na qual pedem a reabertura de negociação e respeito do governo com a Educação Pública, dita prioridade de seu governo.
Ainda na quinta, às 15 horas, será realizada na tenda dos servidores uma atividade com o dirigente mineiro espanhol, Segundo Menendez Collar, dirigente da Corrente Sindical de Esquerda de Asturias (Sindicato Independente).
Na sexta-feira (17), a plenária unificada dos servidores públicos, às 10h, irá marcar o encerramento da Jornada de Lutas.