Greve chega ao fim nas federais de Pernambuco, Minas e do Estado do Rio

Os professores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE) e do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) decidiram encerrar a greve. As decisões foram tomadas em assembleias realizadas na tarde desta quarta-feira, 5. Na UFMG, o retorno às atividades será imediato e o calendário acadêmico será discutido nesta quinta-feira, 6.

As três instituições se somam a outras 16 que também já indicaram o fim da paralisação. Retomaram as atividades as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ)d+ do Ceará (UFC)d+ de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)d+ do Rio Grande do Sul (UFRGS)d+ de Santa Catarina (UFSC)d+ de São Carlos (UFSCar)d+ da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade de Brasília (UnB). Também voltaram às aulas os professores dos câmpus de Araguaína, da Universidade Federal do Tocantins (UFT)d+ de Guarulhos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)d+ e de Alegrete, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A universidade da Fronteira Sul (UFFS) decidiu suspender a greve. Na próxima semana, apresentarão o indicativo de término do movimento as de Juiz de Fora (UFJF), Grande Dourados (UFGD), Recôncavo Baiano (UFRB) e Alfenas (Unifal).

O Ministério da Educação acompanha a volta das atividades acadêmicas, ao receber e analisar o planejamento das instituições referente à reposição dos dias parados.

Na proposta encaminhada ao Congresso, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes. O aumento prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste mínimo de 13% a partir de março do próximo ano. Para a concessão do reajuste, o governo liberou, no orçamento, recursos de R$ 4,2 bilhões.

Deliberações em cada universidade

Não fizeram greve

Término da greve

Término da greve em câmpus isolados

Suspensão da greve

Indicativo de suspensão da greve

UFRN

UFCSPA

Unifesp Guarulhos

UFFS

UFJF

Unifei

UFRGS

UFT Araguaína

UFRB

UFSC

Unipampa Alegrete

UNIFAL

UFSCar

UFGD

UnB

UFRJ

UFC

Unilab

UFMG
UFPE
Unirio

2

11

3

1

4

Assessoria de Comunicação Social