As comissões de Educaçãod+ e de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados debatem hoje as dificuldades para efetuar doações às universidades públicas do País.
Para o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que propôs o debate juntamente com o deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), o modelo adotado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) para receber doações, parecido com o modelo de instituições europeias e americanas, poderia ser replicado para outras universidades brasileiras.
“Acredito que será muito benéfico para as universidades públicas a adoção desta prática que levará mais recursos para nossas instituições de ensino superior sempre carente de verbas”, afirmou.
O modelo, acrescenta o Dr. Ubiali, permite que doações de pessoas físicas, como ex-alunos e empresas privadas, multipliquem os recursos destinados às instituições de ensino superior.
Foram convidados:
– a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Adriana Rigon Weskad+
– o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Jesualdo Pereira Fariasd+ e
– o representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Antônio Heronaldo de Sousa.
Fonte: Agência Câmara Notícias