O deputado federal Pedro Uczai, integrante da comissão de educação da Câmara dos Deputados, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 2, com representantes do Sintufsc e da Apufsc para ouvir as demandas dos trabalhadores.
Um dos principais pontos debatidos foi a situação do ensino infantil na universidade e o auxílio creche, que atualmente é de R$ 81,00 para os trabalhadores do poder executivo federal. Foi ressaltada a necessidade de reajuste desse valor já que o custo médio de uma creche na cidade é superior a R$ 600,00 e também que se crie condições para a universidade oferecer esse serviço gratuitamente para toda comunidade universitária.
De acordo com Pedro Uczai, as creches nas universidades são espaços de ensino, pesquisa e extensão. “é um função da universidade de formar melhores professores e é um direito da criança estar em uma creche pois isso é melhor para o seu desenvolvimento”.
A intenção do GT Educação foi abrir um canal de diálogo e ressonância das nossas pautas na câmara federal avançando de uma posição reativa para a proposição que, somada às mobilizações da categoria, podem garantir vitórias.
O deputado se colocou à disposição dos trabalhadores da universidade para levar as demandas ao debate na comissão de educação da Câmara. “Na comissão temos um diálogo com o MEC, com a sociedade. Acho difícil conseguir resultados sobre essas pautas ainda este ano”, explicou acenando positivamente ao convite feito pelos representantes dos trabalhadores da UFSC de estudar a legislação junto à assessoria de seu gabinete para avançar na conquista destas reivindicações.
Fonte: Sintufsc