A sessão especial do Conselho Universitário (CUn) destinada à apreciação da proposta de alteração do Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para inclusão dos campi de Joinville, Araranguá, Curitibanos e Blumenau como novas Unidades Universitárias foi encerrada por falta de quorum na quinta-feira, 12 de dezembro, pela segunda vez na mesma semana.
Após o anúncio do término da sessão, a reitora solicitou aos presentes a oportunidade de apresentar um levantamento referente à estrutura do Conselho de Curadores (CC) da Universidade. Na sequência, pediu aos conselheiros do CUn apoio para a revisão regimental do CC, com destaque para aspecto da escolha dos representantes, que passa, necessariamente, pelos centros de ensino.
Roselane Neckel explicou que o regimento do CC estabelece um rodízio de representantes dos Centros de Ensino da UFSC e que a recomendação não vem sendo cumprida. “O Centro de Educação, por exemplo, teve apenas uma representatividade no Conselho de Curadores entre 1999 e 2012”, disse baseada em um estudo preliminar, produzido pelo Gabinete da Reitoria. A reitora solicitou, ainda, a colaboração de todos os conselheiros para que se defina, no CUn, o Centro de Ensino que deverá ter assento no CC em 2014, garantindo o rodízio e a representatividade.
O estudo foi apresentado em novembro a membros do Conselho de Curadores, pelas reitoras, em reunião específica. Nesta ocasião, foi pedido aos conselheiros que ajudassem na consolidação dos dados, pois assim seria possível saber exatamente quais centros devem ser priorizados quando da nomeação de novos membros. “Pedimos a ajuda do Conselho porque certamente há dados que não conseguimos recuperar e precisamos estar bem embasados para as próximas tomadas de decisão”, explicou a reitora. Ela também informou que, na mesma data, apresentou aos membros do Conselho o parecer da Procuradoria Federal/UFSC que versa sobre a aquisição do Prédio Reitoria II.
Fonte: Agecom/UFSC