Até o dia 20 de outubro a comunidade pode enviar sugestões de modificações para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSC. O Plano, que é obrigatório e utilizado pelo MEC para avaliar os cursos e a instituição, terá vigor entre 2015 e 2019. Estão previstas audiências abertas à comunidade para questionar e propor mudanças no Plano.
A principal função do Plano é sistematizar o planejamento na instituição no período de cinco anos, sendo um instrumento de gestão que norteia o que deve ser seguido pela universidade neste período. O PDI é constituído pela filosofia de trabalho, pela declaração da missão, visão e perfil institucional, pelas orientações para as diretrizes pedagógicas, pelas atividades acadêmicas e pela infraestrutura da instituição. O documento é exigido no recredenciamento da instituição e também no processo de autorização de novos cursos e nos pedidos de financiamentos de apoio institucional.
De acordo com o Art. 16 do Decreto n 5773, o MEC define o PDI como: “o documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.”
O PDI está dividido em quatro partes: perfil institucional, projeto pedagógico institucional, organização e gestão e inovações e interações institucionais. O PPI, Projeto Pedagógico Institucional, é um dos principais eixos, representando a linha pedagógica e política que a instituição adota e que determina como será o gerenciamento dos cursos de graduação e pós, além das atividades de pesquisa, extensão, cultura, artes e esportes
Uma minuta, contendo as principais informações que o atual Plano deve conter, foi elaborada por uma comissão e estará no site do DPGI até o dia 10 de outubro. Também no site, há um formulário para a contribuição onde é necessário sugerir uEnotd+m texto e justificar a modificação proposta.
A solenidade de lançamento do Plano aconteceu no dia 8 de setembro, quando o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Antonio Cezar Bornia, anunciou que seriam realizadas audiências presenciais abertas à comunidade para apresentar o PDI, quando as pessoas poderão questionar as mudanças, apresentar argumentos que considerem relevantes e a comissão pode reconsiderar as contribuições.
Em entrevista à Agência de Comunicação da UFSC, Bornia destacou a importância da participação da comunidade no Plano, enfatizando que “As pessoas podem conhecer problemas e questões que acabam não chegando aos gabinetes e, por isso, oferecem uma visão mais ampla. E, como é um processo rápido, com essa visão da comunidade temos mais gente para olhar todo o documento e colaborar para seu aperfeiçoamento”.
A versão final da minuta do PDI será apresentada ao Cun, que também pode acrescentar alguma mudança antes da aprovação, que deve ocorrer ainda em 2014. Para acessar o formulário de sugestões do PDI, basta entrar no site http://dpgi.proplan.ufsc.br/.