Para a Apufsc, é muito importante que a consulta para escolha do(a) reitor(a) da UFSC seja transparente e, por esse motivo, adotou o sistema de Consulta de Voto Online para alcançar o maior número de eleitores possível, bem como para facilitar o processo. O procedimento online será executado de forma segura, com criptografia.
O sistema eletrônico utilizado para a realização da consulta manterá os princípios básicos das eleições eletrônicas brasileiras para garantir segurança, confiabilidade e rapidez na apuração dos votos.
1 – Princípio do Anonimato
Quando o sistema recebe o voto, as informações do usuário e da opção escolhida vão para bancos de dados de forma desvinculada, o que garante que seja impossível saber quem votou em quem.
2 – Princípio da Inviolabilidade
Os servidores onde o sistema funciona não ficam nas instalações da Apufsc, o que garante que não haverá acesso físico a eles, durante e após a votação. O resultado da consulta será acessado diretamente e somente pela Apufsc, de forma criptografada. Ou seja, os dados são codificados de forma que somente o emissor e o receptor podem acessá-los, evitando que um intruso consiga interpretá-los.
3 – Princípio da Individualidade
O sistema garante que haverá somente um voto por pessoa, pois a identificação do usuário é feita por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Após a votação, o acesso por aquele CPF estará bloqueado e não poderá registrar outro voto.
4 – Princípio da Publicidade
No dia 21 de outubro, às 21h, o resultado será divulgado no site da Apufsc, onde ficará disponibilizado para futuras consultas. Os números também serão enviados à imprensa local para divulgação.