Na reunião do Conselho de Representantes da Apufsc, realizada no dia 29 de junho, foi deliberado que o Sindicato vai convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para a segunda quinzena do mês de agosto, tendo como pauta a questão salarial dos professores das universidades federais. A data e o local serão definidos na próxima reunião do CR, que acontece no dia 10 de agosto. No mesmo encontro, os conselheiros decidiram enviar uma carta aos senadores de Santa Catarina solicitando empenho para que o Projeto de Lei (PL) que define o reajuste dos professores federais seja votado pelo plenário do Senado Federal. O documento também será encaminhado ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB/AL). O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e já recebeu parecer favorável pelo relator.
Os conselheiros também aprovaram uma Moção de Repúdio sobre a redução dos recursos para a Educação e a Saúde que está sendo defendida pelo Governo Federal. O documento está sendo finalizado e será amplamente divulgado pelos meios de comunicação do Sindicato e pela imprensa catarinense.
Na mesma reunião foi formalizada a comissão que vai trabalhar na realização de um seminário sobre representação sindical, que está sendo organizado pela Apufsc e vai acontecer no mês de setembro deste ano. A comissão é composta dos diretores Valmir Oléas, Rose Elaine Waltrick e Edinice Mei Silva e pelos conselheiros Rogério Portanova e Raul Valentim.
O documento com as reivindicações dos professores da UFSC, que será entregue ao reitor, Luis Cancellier, está sendo finalizado. O texto foi apresentado na reunião e encaminhado aos conselheiros para que possam dar suas contribuições.