Pela primeira vez a eleição para a escolha da Diretoria da Apufsc-Sindical será totalmente eletrônica. O pleito para a escolha dos próximos dirigentes sindicais acontece nos dias cinco e seis de outubro deste ano.
Além de agilizar o processo de votação e de apuração, a utilização de meios eletrônicos para a eleição também reduz custo e, principalmente, preserva o meio ambiente, já que deixará de utilizar cédulas de papel. Segundo especialistas do setor gráfico, para a produção de um quilo de papel, são necessários 540 litros de água. E, para a obtenção de cada 50 quilos desse material, uma árvore precisa ser derrubada.
O pleito eletrônico também tem como propósito facilitar ao máximo o acesso ao sistema de votação, já que o filiado poderá votar onde estiver, sem precisar deslocar-se para uma seção eleitoral, basta ter acesso a um computador conectado à internet. Esse procedimento vai fortalecer o processo democrático no Sindicato, pois contará com uma participação maior dos filiados na escolha dos dirigentes sindicais.
O sistema utilizado para a realização da eleição da Apufsc-Sindical manterá os princípios básicos das eleições eletrônicas brasileiras, garantindo segurança, confiabilidade e rapidez na apuração dos votos. O princípio do anonimato também é assegurado, pois, quando o sistema recebe o voto, as informações do usuário e da opção escolhida vão para bancos de dados de forma desvinculada, o que garante que seja impossível saber quem votou em quem.
Os servidores nos quais o sistema funciona não ficam nas instalações da Apufsc, o que garante que não haverá acesso físico a eles, durante e após a votação. O resultado da eleição será acessado diretamente e somente pela Apufsc de forma criptografada, ou seja, os dados são codificados de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-los, evitando que um intruso consiga interpretá-los, proporcionando, assim, o princípio da inviolabilidade. O processo também garante o princípio da individualidade, assegurando que haverá somente um voto por pessoa, pois a identificação do usuário é feita por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Após a votação, o acesso por aquele CPF estará bloqueado e não poderá registrar outro voto.