No dia 30 de março de 2017, atendendo decisão tomada em reunião de Diretoria da Apufsc, o professor Flávio da Cruz, diretor Financeiro do Sindicato, visitou o Congresso Nacional, onde fez contatos e protocolou, junto a Secretaria do Fórum dos Parlamentares Catarinenses, o documento emitido pela Entidade sobre a reforma da Previdência, solicitando que o deputados e senadores de Santa Catarina, “ouçam os clamores da sociedade antes de tomar qualquer decisão, já que a aprovação da PEC, da forma como está tramitando, ameaça direitos sociais fundamentais, conquistados com muita luta ao longo de décadas”.
Embora a atual presidência do Fórum esteja sendo transferida do senador Dalírio Beber (PSDB) para o deputado federal João Paulo Kleinubing (PSD), ficou estabelecida a continuidade de divulgação interna e transmissão do conteúdo documental para todos os parlamentares catarinenses.
Outro importante contato foi com a assessoria do deputado federal Ronaldo Benedet. Ele é integrante da Comissão Especial da Câmara dos Deputados sobre a reforma da Previdência, presidida pelo Deputado Arthur Maia, que prepara o relatório final, provavelmente para a segunda quinzena de abril de 2017.
Além disso, o professor Flávio Cruz visitou outros gabinetes de parlamentares catarinenses, onde reforçou o posicionamento do Sindicato, representante da classe das Professoras e dos Professores Universitários Federais de Santa Catarina, quanto à PEC 287 que trata da reforma da Previdência. Os contatos foram feitos com assessores dos gabinetes dos parlamentares Carmen Zanotto (PPS), Celso Maldaner (PMDB), Dário Berger (PMDB), Décio Lima (PT) e Pedro Uczai (PT).
Leia aqui o documento entre aos parlamentares