As duas entidades sindicais que representante nacionalmente os professores das Instituições Federais de Ensino, Proifes- Federação e Andes, apresentaram suas respectivas pautas de reivindicações aos Governo Federal.
O Andes-SN protocolou no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), nos dias 23 e 26 de março, respectivamente, a pauta conforme deliberado no 37° Congresso da Entidade, realizado em janeiro deste ano, em Salvador (BA). A pauta protocolada, em ambos os ministérios, aborda a defesa do caráter público da educação, as condições de trabalho nas IFEs, a garantia de autonomia e democracia, a reestruturação da carreira docente e a valorização salarial de ativos e aposentados.
Já o Proifes-Federação reuniu-se na tarde no dia 12 de abril com o diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret), Paulo de Tarso Campolina, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), na sede do ministério, em Brasília. Na pauta apresentada foram destacados pontos como a abertura de mesa de negociação e diálogo permanente, com calendário mensal de reuniões, campanha salarial e cumprimento integral do Acordo 19/2015, firmado entre o Proifes e o governo federal, e ainda com pontos pendentes.
Pauta de reivindicação do Andes
Pauta reivindicações da Proifes- Federação
Fontes: Proifes e Andes