O Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SC) entrou com ação pública pedindo o fechamento do campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) no município de Abelardo Luz. A solicitação ao Poder Judiciário foi feita na última quinta-feira (10), com alegação de falta de infraestrutura adequada. Em 2017, o MPF já havia tomado medidas contra o campi, pedindo o afastamento das funções do diretor e do coordenador pedagógico da instituição.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia atendem a demanda da formação profissional através ensino médio, graduação e pós-graduação com viés tecnológico. Em Santa Catarina são 15 campis do Instituto, com reitoria em Blumenau. O IFC de Abelardo Luz iniciou suas atividades em 2013, vinculado ao campus de Concórdia.
A construção veio da mobilização de famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que reivindicaram ao governo de Dilma Rousseff a instalação de Institutos Federais nas áreas de assentamento, locais com grande concentração populacional. A área do campus está situada no Assentamento José Maria.
Diversas entidades se mostraram contrárias à tentativa de fechamento do campus. Entre elas estão o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), Sindicato dos Servidores do Paraná (SINDIEDUTEC) e a Associação de Pós Graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (APG-UFSC).
C.D. / L.L.