Confies sugere medidas contra a burocracia na ciência

Entidade que representa fundações de apoio se reuniu com o ministro da Ciência E Tecnologia

Membros do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica  (Confies)  apresentaram ao ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, uma proposta de unificação das rubricas das despesas com ciência e tecnologia em uma única rubrica, a de “investimentos”. A informação é da assessoria de imprensa do Confies e foi publicada pelo Jornal da Ciência. Segundo o presidente do Confies, Fernando Peregrino, que integrou a comitiva que encontrou com o ministro em Brasília, a unificação das rubricas foi uma das medidas contra a burocracia sugeridas a Pontes.

“Nos concentramos nessa proposta porque isso nos ajudaria na transição de rubricas, pois não haveria diferença entre elas”, explica Peregrino. O Confies também propôs ao ministro que as importações de insumos e materiais para pesquisa tenham tratamento prioritário e sejam  liberadas em até 72 horas pela alfândega. “Hoje esse processo demora mais de cinco dias, o que é inaceitável”, critica.

Vetos à Lei dos Fundos Patrimoniais – O Confies também pediu ao ministro a derrubada dos vetos no Congresso Nacional. “Apresentamos nossa nota de contestação sobre os vetos às fundações de apoio como gestoras dos fundos patrimoniais e aos incentivos fiscais nas doações de recursos aos fundos patrimoniais”, conta Peregrino.

Leia mais: Jornal da Ciência / APUFSC


L.L.