Marcus Vinicius Rodrigues, ex-professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi nomeado presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). A indicação foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta terça-feira (22).
O Instituto é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por diversas avaliações, exames e indicadores educacionais no país. Entre eles, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alvo de críticas por parte do governo Bolsonaro.
Rodrigues já havia dado entrevistas em nome do Inep, quando declarou que Jair Bolsonaro é “dono do Enem” e terá aval para alterar o conteúdo da prova. “Ele é quem tem que dar as diretrizes, estamos aqui cumprindo uma missão do presidente. O dono do Enem termina sendo o nosso presidente, que é o único que teve 60 milhões de votos e é quem pode responder, mudar e realinhar (a prova). Ele tem esse aval”, disse Rodrigues em entrevista ao Estadão.