Prazo de inscrição no Sisu é prorrogado por lentidão e falha de segurança no site

O Ministério da Educação (MEC) comunicou, nesta quinta-feira (24), a prorrogação do prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O encerramento estava previsto para esta sexta-feira (25), no entanto, devido às reclamações frequentes em redes sociais sobre lentidão e erros do site, as inscrições serão recebidas até às 23h59 de domingo (27).

Em nota, o Ministério afirmou que “o sistema está funcionando de forma estável nesta quinta-feira e a lentidão eventualmente registrada resulta do volume massivo de acessos simultâneos”.

As notas de corte parciais voltam a ser divulgadas como em 2018:  apenas uma vez ao dia, à meia-noite. O anúncio dos resultados segue mantido para esta segunda-feira (28).

 

Falha expõe dados pessoais de participantes

Além da dificuldade em acessar o site, os candidatos às vagas disponibilizadas nas universidades apontaram uma falha que possibilitava acesso aos dados de outros inscritos. De acordo com relatos e imagens compartilhadas, ao digitar o número de inscrição e senha, o sistema direcionava à página de participantes desconhecidos, onde era possível visualizar e alterar informações pessoais, como documentação, e-mail e telefone.

No fim da quarta-feira (23), o MEC afirmou que a “área técnica apurou os casos apresentados com o objetivo de garantir a segurança dos candidatos ao Sisu”. As reclamações continuaram nas redes sociais durante a quinta-feira.

Leia mais: G1 / Estadão


V.C. / L.L.