Novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é nomeado

Professor Carlos Alberto Decotelli é o novo presidente do FNDE

Crédito de foto: FNDE/Divulgação

Foi publicada nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União, a nomeação de Carlos Alberto Decotelli para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Decotelli é professor e autor de livros na área de educação e finanças. Ele atuou durante o período de transição do governo de Jair Bolsonaro junto ao Ministério da Educação, período em que foram debatidos os planos para a autarquia que é a principal responsável pela gestão financeira da educação no país.

Para o novo presidente, o órgão deve mudar a atuação deixando de ser “agente repassador” para tornar-se “cooperador na formulação estratégica da gestão dos recursos públicos destinados à educação, maximizando potencialidades, adequações e responsabilidades na implementação dos programas já identificados pela sociedade brasileira como vitais ao crescimento humano, desenvolvimento intelectual e mobilidade entre escola e residência dos brasileiros”.

A nomeação tardia foi apurada recentemente pelo jornal Estado de São Paulo como uma das causas para o atraso na compra de livros para a rede pública de educação.

Currículo

Realizou pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal, na Alemanhad+ é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário, na Argentinad+ mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/EBAPEd+ MBA em administração pela FGV/EBAPE/EPGE e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Também foi criador do curso Gestão Financeira Corporativa no New York Institute of Finance e coordenador de Finanças Corporativas Internacionais na FGV.


V.C. / L.L.