Pedidos de aposentadoria cresceram 90% em SC em nove anos

Em Santa Catarina, o número de pessoas que entraram com pedido de aposentadoria em 2018 cresceu  90,13% em comparação com o ano de 2010, informa o jornal NSC.  No ano passado, 171.429 trabalhadores pediram para se aposentar no estado, enquanto em 2010 essas solicitações somaram 90.161, de acordo com dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Esse aumento de pedidos de aposentadoria foi maior em Santa Catarina que no restante do Brasil. Segundo o INSS, no mesmo período o número de pedidos também cresceu no país como um todo, mas a média nacional foi de 65%.

Na interpretação do advogado Jorge Mazera, especialista em direito previdenciário e presidente da Comissão do Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB) em Santa Catarina, as notícias sobre as sucessivas mudanças nas leis que regem o regime previdenciário provocaram uma corrida dos trabalhadores para garantir os benefícios do INSS. “Com a chegada do risco da reforma, as pessoas vão ao INSS e buscam se aposentar para garantir o direito à aposentadoria”, conclui o advogado.

 A tendência, prevê,  é que os pedidos de aposentadoria continuem aumentando e um dos motivos é a revisão de benefícios que tem sido feita pelo INSS.  Quando o Instituto revoga alguma aposentadoria,  a maioria dos usuários faz novos pedidos para tentar recuperar o que perdeu, explica o advogado. Ele observa que, em geral, as mudanças feitas nas leis previdenciárias prejudicam  as pessoas que precisam dos benefícios.  “Em nenhuma delas a situação veio para melhorar para o segurado. Ela pode ter um efeito positivo na economia, mas não para o segurado. Elas vêm sempre para piorar”, avalia.

Leia mais: NSC

L.L.