Número de alunos na educação especial dobra no país com a alta de diagnósticos de autismo

Matrículas de estudantes com o transtorno do espectro autista cresceu mais de 20 vezes na última década, aponta Censo Escolar

O número de alunos matriculados na educação especial mais do que dobrou no Brasil na última década. O aumento é resultado da ampliação do atendimento de crianças e adolescentes com deficiência, mas principalmente pela alta de diagnósticos de autismo.

Em dez anos, o número de alunos com transtorno do espectro autista cresceu mais de 20 vezes nas escolas do país. Os dados são do Censo Escolar 2024, apresentado nesta quarta-feira, dia 9, pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília.

O levantamento do Ministério da Educação mostrou que o número de alunos na educação especial passou de 930,6 mil, em 2015, para 2,07 milhões de alunos, no ano passado, sendo que 92,6% deles estudam em classes comuns. Ou seja, eles estão em escolas regulares, junto com alunos sem deficiência, e têm o direito de receber apoio e estratégias específicas para que possam aprender.

Leia na íntegra: Folha de S. Paulo