Livro “A questão da universidade” é lançado nesta quinta-feira no CSE da UFSC

Obra de Álvaro Vieira Pinto é o 10° volume da Coleção Pátria Grande, a Biblioteca do Pensamento Crítico do Iela

Nesta quinta-feira, dia 10, será lançado o 10° volume da Coleção Pátria Grande, a Biblioteca do Pensamento Crítico do Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela), pela Editora Insular. Conforme o professor Nildo Ouriques, presidente do Iela, trata-se de “um clássico sobre a universidade brasileira”: o livro “A questão da universidade”, de autoria de Álvaro Vieira Pinto. O lançamento será no auditório do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CSE/UFSC), às 18h30, e terá a participação de Ouriques, de Dauto da Silveira, que escreveu o prefácio desta edição, e de Renato Ramos Milis, diretor do Sintufsc.

“A questão da universidade” foi escrito no começo dos anos 1960 “e ainda hoje é capaz de refletir os problemas que ainda não foram resolvidos”, afirma Ouriques.

Sobre o autor

Álvaro Vieira Pinto nasceu em 1909 e morreu em 1987. Era carioca, com formação em Medicina e doutorado em Filosofia. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do Paraguay, atuou como professor de História da Filosofia pela Universidade Nacional de Filosofia e foi chefe do Departamento de Filosofia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb). Marxista e crítico do subdesenvolvimento e do imperialismo, é autor de uma densa obra, que inclui “O Conceito de Tecnologia” e “A Sociologia dos Países Subdesenvolvidos”.

Imprensa Apufsc
Com informações do Iela