Jornalista formada pela UFSC lança em Florianópolis livro sobre assassinato de Rubens Paiva

“Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva”, de Juliana Dal Piva, será lançado nesta segunda-feira, dia 14, em evento na Alesc

O Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Sindicato dos Jornalistas de SC e a Associação Catarinense de Imprensa realizam na segunda-feira, dia 14, palestra e lançamento do mais recente livro da jornalista Juliana Dal Piva, chamado “Crime sem castigo: como os militares mataram Rubens Paiva”. O evento é gratuito e acontece no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de SC (Alesc), às 18h. Os ingressos devem ser retirados pelo site.

O livro, publicado pela editora Matrix, está na lista de mais vendidos da revista Veja. A obra aborda as investigações sobre o desaparecimento do ex-deputado federal Rubens Paiva, em 1971, e a indicação dos culpados 43 anos depois. Em 208 páginas, o livro também trata de como a ditadura interferiu nas investigações que buscavam resolver o caso. O desaparecimento de Rubens Paiva é tema central do filme “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e ganhador do Oscar de melhor filme internacional em 2025.

Sobre a autora

Juliana Dal Piva concluiu o curso de Jornalismo na UFSC em 2009 e é atualmente repórter do Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (Clip) e colunista do ICL Notícias. A jornalista apresenta o podcast “A vida secreta do Jair” e é autora do livro “O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro”, finalista do prêmio Jabuti de 2023. A autora venceu diversos prêmios de jornalismo, entre eles a Relatoría para la Libertad de Expresión, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, em 2019. Juliana tem mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV-Rio e foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL.

Juliana Dal Piva (Foto: Custódio Coimbra/Divulgação)

Imprensa Apufsc